sábado, 16 de fevereiro de 2013

O que é um Livro?

Vejam os vídeos abaixos, que abordam o desenvolvimento tecnológico e experiências relacionadas a leitura. Depois comentem: o que aproximam e e distanciam os vídeos? Qual achou mais interessante? Por que?

 

Helpdesk - legendado em português




"It's a Book" - Book Trailer - Legendado




Livros versus E-books







A Tale of Two eReaders






Paper Is Not Dead - Why Paper Will Never Be Dead



145 comentários:

  1. Os vídeos apresentados ressaltam as dificuldades que a maioria da humanidade tem,de se adaptar ao novo,neste caso as inovações tecnológicas da contemporaneidade.
    Esta dificuldade tornasse acentuada aos nascidos no século anterior ao século vigente, e ainda mais para aqueles profissionais que escolheram ser docentes dos discentes nascidos no XXI, que desde a tenra idade já tem na ponta de seus dedinhos, a habilidade para adquirir novos conhecimentos apenas com um toque quando estão diante de uma tela.
    Acreditamos que com isso temos a necessidade e obrigatoriedade de conhecermos e nos adaptarmos continuamente a esta tecnologia digital, porém, sem negligenciar os contextos históricos que levaram a sociedade a chegar a estas inovações,pois como,mostrado nos vídeo o passado e o presente tem vantagens e desvantagens.
    Esta realidade foi apresentada pelo Fantástico no ultimo domingo 03/03/13.onde as novas concepções tecnológicas estão sendo inserida na escola seno facilitador do Ensino e Aprendizagem em sala de aula e posteriormente na vida da sociedade. Como a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro no qual as crianças ao retornarem à escola para o inicio de um novo ano letivo (2013),se deparam com salas ampliadas para aprendizagem interativa e tecnológica na área do “Raciocínio Lógico da Matemática” jogando Xadrez:
    O Estudioso em Informática – Henrique Sobreira doutor em Educação na UERJ, o ser entrevistado sobre esta mudança de Paradigma e Pedagógica na escola ele diz que:
    “É preciso mudar e avançar os mitos,que estamos acostumados a usar a tecnologia para fazer coisas velhas,ou seja, para fazer melhores provas, chamar a atenção do aluno,etc.A tecnologia é para a aula e a escola ser diferente.”

    Postado por: Rosinéia A. Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Os vídeos apresentados no post relatam de forma cômica as mudanças ocorridas ao longo da história nas tecnologias de ler e escrever. O livro dando espaço aos e-books é algo notável na sociedade em que vivemos, entretanto, sabemos que todos esses meios possuem vantagens e desvantagens. Assim como a Rosinéia comentou acima o programa de TV Fantástico no último dia 03/03/2013 transmitiu uma interessante reportagem sobre a modernização das escolas, dando o exemplo da instituição norte americana 'School Of One' onde as atividades são realizadas em computadores individuais em classes com discentes de idades variadas. Essas atividades são avaliadas e a partir do resultado do dia são projetadas as atividades do dia seguinte. Nós como docentes devemos estar cientes de que nossos alunos chegarão a nós dominando as tecnologias recentes como é o caso da internet, dos e-books e tantas outras maneiras de ler e escrever relacionadas a informatização das informações. Contudo precisamos conhece-las e explorá-las de forma adequada, sem que deixemos de lado os métodos clássicos do ler e escrever (cadernos, livros, lápis etc) afinal todos esses métodos quando explorados corretamente trazem benefícios aos que os utilizam. A esse respeito cito um dos autores que uso em meu projeto de pesquisa Matín Barbero (2002, p.7):

    "Somente assumindo a tecnicidade midiática como dimensão estratégica da cultura e que a escola pode hoje interessar a juventude
    e interagir com os campos de experiência em que se processam essas mudanças: desterritorialização/relocalização das identidades, hibridações da ciência e da arte, das literaturas escrituras e as audiovisuais [...] assumindo essas transformações a escola poderá interagir com as novas formas de participação cidadã que o novo entorno comunicacional abre hoje à educação."

    ResponderExcluir
  3. Os videos em geral mostram como a chegada da tecnologia na leitura, se chocou com os clássico livros usados para estudos e leituras diversas. O video que mais me chamou a atenção foi " Livros X E-books" justamente por não desqualificar nenhum, mas mostrar como a presença de um ou do outro são vantajosas e podem ser conciliadas, em que o uso de um não sisnifica a exclusão do outro. Pois talves seja essa dificuldade de aceitação de um ou outro, em que para alguns o uso da tecnologia significou a exclusão de livros e papeis, como também o uso desses, significou para alguns o atrazo tecnologico. A melhor maneira de usá-los e em conjunto,para cada situação cabível.

    ResponderExcluir
  4. Os vídeos mostram mudanças significativas dando ênfase a modernidade tecnológica, com essa ferramenta tão prática ao acesso de interação com o livro e com o novo. O método tradicional vem cada vez mais se distanciando, dando espaço quase que exclusivo as tecnologias avançadas de informações vinculadas a internet e outros ... Ao meu ver, essa facilidade toda tem seu ponto positivo como a rapidez ao acesso aos livros, artigos, notícias etc, mas há de se ressaltar que o antigo e bom hábito de se ler o jornal desfolhando as páginas enquanto se toma um bom café pela manhã consegue ainda seduzir, e de fazer uma ótima e terapêutica leitura tocando suavemente com as mãos nas delicadas páginas de papel de um bom livro ainda é gratificante e prazeroso.
    M.C.B

    ResponderExcluir
  5. Os vídeos mostram como a humanidade se choca diante do conhecimento de algo novo. A tecnologia atualmente está cada vez evoluindo mais e com mais velocidade, deste modo a modernidade vem ganhando espaço em todos os ambitos. O que podemos relacionar entre os vídeos é a aceitação a proposta do novo, em se atualizar, se modernizar e também de mudar. Podemos notar que de imediato é causado um estranhamento mais posteriormente se torna algo natural, assim como outros fatores que a modernidade nos traz. O vídeo que mais gostei foi o do Helpdesk, pois nele notamos que o que para nós é normal,como simplesmente manusear um livro para outros pode haver uma dificuldade, pois é algo desconhecido.

    LUIZA RIBEIRO GONÇALVES

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Os vídeos apresentados trazem entre si a evolução tecnológica a respeito da informação que está cada vez mais presente neste era e que posteriormente se tornará mais intensa, ao mesmo tempo se espaçam dentro de contextos diferentes com foco no mesmo objetivo. O que me chamou atenção, foi a sátira do primeiro vídeo "Helpdesk" que nos leva a refletir como nossas crianças de um futuro próximo podem reagir com a mesma concepção demonstrada no vídeo.
    Franciele Magro

    ResponderExcluir
  8. Através dos livros podemos visualizar a modernidade no que se refere aos livros. Eles nos mostram que, através da globalização foram surgindo aparatos tecnológicos que substituem os livros,que na visão moderna, talvez, seja considerado algo arcaico para alguns ou para a maioria. O e-book é algo inusitado é algo inusitado para outros, porém para a maioria é algo necessário e versátil, principalmente para a geração atual.
    Com isso, o que ganha mais espaço são os e-books e os que perdem são os livros. Isso é natural, pois, a influência tecnológica invade cada vez mais o âmbito escolar, e , se referindo ao âmbito escolar, cabe ao professor ter conhecimento amplo sobre tais mudanças, pois eles nos trazem facilidade, porém, os livros não podem perder o seu valor. O vídeo que mais me chama a atenção é o que tem por título: Livros X E-books, que mostra a vantagem de ambos, o que retrata os valores da sociedade bem como o de cada indivíduo.
    Como diz monteiro Lobato: " Um país se faz com homens e livros".

    ALUNA: MICHELE CRISTINA BALDO

    ResponderExcluir
  9. Os vídeos são extremamente importantes, pois nos levam a refletir sobre a grande importância da leitura e nos faz parar para perceber o grande estranhamento que possuímos por algo novo a nossa frente.
    Todos os vídeos são fantásticos, porem para mim o primeiro vídeo é muito interessante, pois faz um comparativo da época e no fascínio em contato com o novo, e a forma de manuseio de outros. Em relação aos dias atuais não se faz diferente.
    Para muitos o livro ainda é uma descoberta.

    Bruna Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Os vídeos mostram os pontos positivos e negativos dos livros e e-books. Entretanto, cabe a cada pessoa avaliar e optar, a partir de suas necessidades, o que melhor lhe convêm. Embora as tecnologias se aperfeiçoem no que diz respeito ao acesso de informação, eu continuo a prezar os livros. Não abro mão de um bom livro. Enquanto educadora, continuarei a "carregar" livros, dispor sobre a mesa e incentivar a leitura de livros. Livro na bolsa. Livro de bolso. Grifos. Anotações. Lembranças.

    Jéssica Domorato de Campos.
    Pedagogia - 4°ano.

    ResponderExcluir
  11. Os videos mostram como a sociedade evolui conforme as necessidades do ser humano, muitas pessoas não se atualizam com as novas demandas que a sociedade oferece, e nós como futuras pedagogas precisamos estar atentas as novas tecnologias porque nossos alunos estão cada vez mais atualizados no mundo a fora ! Esses dias uma aluna minha traz um Tablet para a escola, e ela fala assim: tia esse é meu brinquedo, hj é dia do brinquedo ne?
    Apartir desse comentario dela eu refleti bastante na questão da modernização que as crianças estão vindo de casa.

    Juliana Cristina Barreiro 4º Pedagogia unifil

    ResponderExcluir
  12. Os Videos mostra como os livros estão perdendo valor na humanidade, e estão sendo deixados de lado ou trocados por tecnologia. e não existe mais a Importância de pegar um livro e ler, muitas pessoas não sabem o que e um livro, se precisa de algo para usar eles.
    O vídeo que eu mais gostei foi Livros versus E-books, mostra que algumas pessoas guardam o livro e ler e outras usando a tecnologia mostrando as diferenças que existe entre elas.


    Jéssica Thais Soares

    ResponderExcluir
  13. Os videos retratam bem como foi e como é a sociedade em questão de leituras e tecnologias e com o novo nos causa estranhamento, sendo que atualmente a tecnologia vem se destacando em nosso meio por ser uma aliada muito forte em nossas necessidades pois facilita muito em vários aspectos, sendo o livro deixado para traz pois os e-books são um meio de ler livros entre outros mais fácil e cômodo para muitos em nossa sociedade. Os livros é de extrema importância e não devem ser deixados de lado pois fazem parte da historia da sociedade, sendo assim deve-se conciliar o uso dos dois não deixando de lado nem um nem outro, sabendo assim a importância dos dois na historia e usando-os de forma adequada e tendo ciências da importância dos dois.
    O vídeo que mais me chamou a atenção foi Livros versus E-books onde mostra o lado positivo e negativo de cada um, as diferenças, a interatividade, versatilidade, entretenimentos e conteúdo, os avanços, e a importância destes para nossa vida, e que podemos conciliar os livros (não esquecendo a importância deste para a sociedade), e o e-books (tecnologia) em prol de facilitar em alguns aspectos de nossa vida.
    Juliana Lupi Dias

    ResponderExcluir
  14. Os videos falam sobre a evolução da sociedade e com ela a evolução dos livros, cada vez mais presente a tecnologia no nosso dia a dia. Com essa evolução foi se fazendo presende cada vez mais a tecnologia nos etudos. Os livros tornaram-se, cada vez mais tecnologicos, sendo assim, cabe ao professor atual a ter dominio de tal tecnologia, para poder utilizar em seu favor, mais na minha opnião a tecnologia não substitui o livro original, paginas, cheiro de livro e o contato físico com o livro. Concordo com a Jéssica Domorato, quando ela diz que..."Enquanto educadora, continuarei a "carregar" livros, dispor sobre a mesa e incentivar a leitura de livros..."

    FERNANDA RODRIGUES CUSTÓDIO.

    ResponderExcluir
  15. Os videos aqui apresentados relatam a importância da leitura e principalmente a transmissão de conhecimentos que deve ser passada de geração em geração.
    Hoje em dia somos um mundo tecnológico e por isso nos vemos na obrigação de estar atualizando nossos conhecimentos, mas as crianças nasceram nessa nova era, então elas não tem o conhecimento de coisas que para nós mais velhos é algo normal. Então, nós como geração anterior, professores e pais não podemos deixar a essência das coisas boas se perderem, é necessário fazer um esforço para esse tipo de coisa não morra.
    Na minha opinião, tudo temos que dosar e calibrar, e sobre os livros e os e-books (tecnologia geral)não é diferente. Quer ter um e-book pelas suas qualidades, tenha. Mas não deixar de ler um livro, dar livros de presente, com dedicatórias. Porque é uma lembrança que será guardada pelo resto da vida, juntamente com as fotografias, objetos, entre outros.

    KEROLLYN PRISCILA MANTOVANI

    ResponderExcluir
  16. Os videos relata a dificuldade de acompanhar a evolução tecnológica. Hoje em dia a tecnologia esta se desenvolvendo em uma velocidade muito rápida.
    No 2 vídeo o qual me chamou a atenção a população jovem consegue acompanhar a evolução rápido pela geração em que vivem mais acabam se distanciando do inicio de onde começou a tecnologia.
    Acredito eu que devemos sempre estar acompanhando e se desenvolvendo junto com a tecnologia mas sem perder as fontes de onde surgiu que são os livros. Porem nem sempre a internet é um meio seguro de pesquisas por isso devemos utiliza-la mas sem perder o foco em livros jornais e revistas. Trazendo isto para a educação é uma ferramenta importante a se trabalhar tanto com as crianças como em seus recursos metodológicos mais sendo feita de forma correta repassando ela a frente como material importante também.


    KARINA BUENO

    ResponderExcluir
  17. Os videos apresentados retratam que os progressos da tecnologia estão cada vez mais altos no mundo atual. E que muitas pessoas ainda obtém uma visão que os livros não são tão importantes como parecem ser. Os livros sempre serão fonte de conhecimento independente de qual época for. Achei super interessante o Livro x Ebook, pois transmite uma idéia de pontos positivos e negativos sobre livros e o avanço da tecnologia como tablets, celulares com acesso a internet, etc. Pois vale ressaltar que não se pode perder a valorização por um "livro", e também a praticidade que um "tablet" possui hoje no mundo atual. O que é fundamental entender é que com acesso a os dois tipos de valores será para enriquecer o conhecimento.
    Cássia Caroline Silva

    ResponderExcluir
  18. Achei interessante o vídeo Paper is not dead, mostra que mesmo com o avanço contínuo da tecnologia, em certos aspectos ainda se usa alguns modelos convencionais de papel, e que a importância de se conservar em nossas vidas o tradicional trabalho manual, a leitura desfolhando folha por folha, fazer desenhos com os filhos com o tradicional lápis mesmo, e que os valores adquirido com o tradicional costume sem o uso da tecnologia ainda é prazeroso, e que é interessante preservar alguns valores sem deixar a tecnologia tomar conta de tudo. M.C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vídeos fazem um comparativo sobre a nova era da tecnologia da qual vemos vivenciando, fazem um comparativo entre a leitura e a leitura digital, abrangem aspectos tanto positivos e negativos em relação a leitura nos livros e os e-books.Com a crescente evolução tecnológica a informação esta cada vez mais presente nas nossas vidas cotidianamente, e como as informações são constantemente vão se adquirindo outros meios/recursos tecnológicos favorecendo o acesso fácil as pessoas, e com isso vai se perdendo um pouco o enfoque da leitura nos livros, os mesmo estão perdendo espaços para a era digital.

      Janaina Aires

      Excluir
  19. Os vídeos fazem um comparativo sobre a nova era da tecnologia da qual vemos vivenciando, fazem um comparativo entre a leitura e a leitura digital, abrangem aspectos tanto positivos e negativos em relação a leitura nos livros e os e-books.Com a crescente evolução tecnológica a informação esta cada vez mais presente nas nossas vidas cotidianamente, e como as informações são constantemente vão se adquirindo outros meios/recursos tecnológicos favorecendo o acesso fácil as pessoas, e com isso vai se perdendo um pouco o enfoque da leitura nos livros, os mesmo estão perdendo espaços para a era digital.

    Janaina Aires

    ResponderExcluir
  20. Os videos apresentam as diferenças das evoluções de geração em geração.
    No primeiro vídeo a nova tecnologia era o livro, e percebemos a dificuldade do personagem a se adaptar a este sistema. No segundo, o personagem mais novo não sabe utilizar um livro tão bem, pois não tem conhecimento de todas as suas funções, e também, a sua geração nasceu em outro sistema, a da tecnologia via internet, i-pad e entre outros.
    Os demais videos mostram como as pessoas tem resistência a se adaptar a novos sistemas que são "impostos" pela sociedade juntamente com as evoluções cotidianas.
    ANA FLÁVIA ZANCHETTA
    4° PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  21. Cátia Toledo

    Os vídeos mostram a evolução tecnológica também na área do conhecimento, isso nos traz tanto beneficios como consequências, depende de como esta tecnologia é usada, seja em livro impresso ou virtual os usuários têm que ter em mente que é necessário ter foco na leitura, se não a mesma vira apenas um anontoado de informações e não um conhecimento relevante em suas vidas.

    ResponderExcluir
  22. Os vídeos apresentados relatam de forma cômica as mudanças ocorridas ao longo da história nas tecnologias que se vem avançando a cada dia com o ler e escrever. O livro perdendo para as tecnologia,hoje ninguém fica mais lendo um livro,prefere ler em um not book,temos exemplo do Professor Leandro que relatou em sala de aula.
    caticilene silva

    ResponderExcluir
  23. Os videos mostram que com a influência tecnológica aquela visão arcaica vem sendo modificada. E essa substituição chegou na escola, o livros não é mais o unico material utilizado os e-book vem ocupando seu espaço sendo um materia prático para essa geração.
    Mas para esse método dar certo cabe ao professor estar apto para explicar como usar o conteúdo, isso não significa que os livros vão ser deixados de lado, é necessario conciliá-los para que o aluno perceba que essa mudança é lenta e não é radical.
    O video que considero mais importante é o x Ebook por que ele não exclui nenhum dois dois recursos e qualifica-o como um material que pode ser conciliado.


    Caroline Meassi Palace

    ResponderExcluir
  24. Os vídeos apontam a evolução tecnológica e que essas mudanças podem nos trazer pontos positivos e negativos. Os alunos de hoje em dia vivem essa realidade e cabe ao professor se atualizar para acompanhar, porém não deve deixar de lado, neste caso os livros, eles precisam mostrar para os alunos as duas realidades, o lado positivo e negativo de cada um.
    Eu acho interessantes o e-book, essa facilidade de ter muitos livros, entretanto não abro mão dos livros impressos.



    Ana Claudia Bortoloto

    ResponderExcluir
  25. Os videos mostram a mudança tecnológica que aconteceram ao longo dos anos, o livro que antes tínhamos que ir a uma biblioteca, escola, hoje temos tudo em um clique. O vídeo que me chamou a atenção foi o Livros versus E-books que mostra as vantagens e desvantagens de ter um livro no físico e um livro em um equipamento que pode levado em todos os lugares. Acredito que como educadores, podemos usar a tecnologia a nosso favor, mas não podemos abrir mão do livro com capa, com muitas ou poucas paginas, pois se não as crianças do futuro nem irão saber o que é um livro, pelo fato da tecnologia estar ganhando espaço em passos acelerados nos dias de hoje.

    Tatiane Padua

    ResponderExcluir
  26. O video mais interessante é o primeiro, pois leva a fazer uma refletir que naquela epoca o livro "tradicional" era algo muito dificil de se ter, usar, como abrir o medo de ser perder o texto. Hoje no tempo em que vivemos a tecnologia esta em tudo, hoje é muito dificil não ter um livro que estaja na internet, e com a tecnologia você acessa a hora que vc quizer e aonde der, o ultimo video relata isso. A geração que esta se formando agora são crianças com a tecnologia nas mãos, muitas escola em que você vai, no intervalo as crianças estão com tablet e dominando o que estão fazendo, cade agora as docentes usar isso de uma forma produtiva, essa realida esta perto. Hoje ja se tem em escola da educação infantil crianças com tablet e o Mec tambem quer colocar essa ideia nas escola como esse video mostra. A leitura é algo fundamental na vida, para aguçar isso nos alunos tem que esta do lado ou a "frente" dos meios pra que isso ocorra.

    http://www.youtube.com/watch?v=JaXqIkKIHGc


    Renata Paula
    pedagogia 4º
    Unifil

    ResponderExcluir
  27. Ao analisar os vídeos observa-se que hoje em dia os livros acabam ultrapassando tudo aquilo que presenciamos a alguns tempos atrás, hoje em dia podemos "manusear e ler livros" diante de telefones celulares e aparelhos tecnológicos, podendo assim facilitar e ampliar nossos acessos de leituras a qualquer momento. Sentados no ônibus para trabalho, na fila de um banco, hoje a acessibilidade é mais ampla que antigamente.
    Diante da sala de aula, o professor deve estar atento a essas tecnologias e acompanhar conforme a sua evolução, pois os alunos vem a todo o vapor com todos os novos recursos dentro da sala de aula.
    Desta maneira o professor deve lidar e abordar sobre a importância da leitura e seu estimulo, podendo até introduzi-los dentro de seus próprios assessórios.

    Paula Drovandi
    4º ano - Pedagogia - Unifil

    ResponderExcluir
  28. Os videos em geral mostram que com a chegada da tecnologia na leitura, se chocou com os clássico livros usados para estudos e leituras diversas. Podemos dizer que hoje em dia ao em vez de termos os livros em mão podemos utilizar de outros recurso para esse acesso. Os videos também mostram a mudança tecnológica que aconteceram ao longo dos anos, o livro que antigamente só tínhamos acesso através de uma biblioteca, hoje com a tecnologia podemos busca-los através da internet e outras coisas. O vídeo que mais me chamou a atenção foi o Livros versus E-books que mostra as vantagens e desvantagens de ter um livro no físico e um livro em um equipamento que pode levado em todos os lugares. Porém nós como professores devemos pensar em como trabalhar com essa tecnologia e como os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  29. Os videos mostrados retratam o avanço de publicação e leituras de pequenas e grandes obras, até nos dias atuais que temos obras digitalizadas com audição.

    ResponderExcluir
  30. Com o passar do tempo, surgirão novas formas de serem feitas as coisas, com adaptações de rotinas. O tempo passou e as novas tecnologias permitem que vários livros sejam armazenados em um aparelho que tem proporções menores as de um próprio livro. Com os vídeos vemos vantagens e desvantagens de cada ferramenta de leitura (seja física ou digital). Porém, o importante é continuar lendo.

    ResponderExcluir
  31. Os vídeos são ótimos! Não acredito em uma substituição total, os livros digitais são fácies de guardar, manusear, movimentar e com possibilidades de buscas de palavras ou de significados. Toda nova tecnologia trás consigo desafios e adaptações, tudo que é novo e diferente, no início pode trazer estranhamento. A sociedade evolui e as nossas necessidades também. Os livros não digitais são ótimos de manusear, trazem memórias de momentos, visitas a bibliotecas ou livrarias...são mais interativos de certa forma. Os documentos são registros históricos que devem e merecem ser guardados, são patrimônios importantes, de memória.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite
    Acredito que o formato digital só provocará um distanciamento do livro se o leitor quiser. A meu ver, quanto mais informações forem acrescentadas maior a aprendizagem, o fascínio, e o conhecimento. O leitor pode continuar a lançar mão do livro e com auxílio da internet, do que está disponível digitalizado acrescentar mais informações, procurar questões extras.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  33. Acredito que, de forma geral, os vídeos abordam a questão das mudanças culturais. Nestes casos, exemplificados pelos livros. Se é “evolução” ou não, cada indivíduo tem sua opinião e posição em relação a isso. O fato é que cada vez mais as pessoas estão lendo e escrevendo através das mídias tecnológicas. Pode ser que nossos netos e bisnetos terão uma linguagem e relação com os livros (e com a língua falada) totalmente diferente da que nós temos atualmente.
    Vendo os vídeos, me lembrei de curso que foi oferecido na UFGD neste ano que tratou justamente sobre a temática das mudanças de linguagens e como poderíamos inserir nossas pesquisas através das novas abordagens da tecnologia. No campo acadêmico, por exemplo, é muito mais fácil e menos oneroso publicar virtualmente. Além disso, as pesquisas podem chegar a muitas mais pessoas ao redor do mundo.
    Vi também, por esses dias, uma reportagem que me deixou bastante apreensiva. Resumindo... as escolas da Finlândia (país referência na área da educação) não irão mais ofertar aulas de caligrafia para as crianças, e sim de digitação nas séries inciais...
    Pois é pessoal, são os paradigmas culturais sendo quebrados....
    Deixo o link para vocês lerem na íntegra (http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/07/1657687-escolas-da-finlandia-trocam-letra-cursiva-por-tablets.shtml).

    ResponderExcluir
  34. A evolução do livro

    Em 1997 quando cheguei em São Paulo para trabalhar na área editorial, a grande discussão era que a plataforma digital iria acabar com o jornal impresso. Sim, vários jornais deixaram de circular na forma impressa e mantiveram-se somente no meio digital. Mas, estes jornais não deixaram de existir. Num debate perguntaram-me se eu me importava em publicar histórias em quadrinhos para leitura digital, ou online, como queiram. Não me importo com a plataforma, desde que as HQs continuem a existir. Humberto Eco disse que esta é a “geração silício”! E ele está certo, claro. No meu ponto de vista, não há disputa, há transformação de plataforma: da impressa para a digital. Se para as velhas gerações ler um livro, jornal ou revista online pode ser um problema, para as novas gerações isso é natural.

    Eloyr Pacheco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atividade propõe uma reflexão sobre a leitura e os seus suportes. Questionando se os chamados livros digitais provocam um distanciamento do livro físico. Bem, acredito que esta seja uma questão secundária. Os livros ou e-books são apenas os instrumentos, as ferramentas de leitura. é importante ter o contato com a literatura, o modo, creio eu, pouco importa. Para alguns, pode ser mais interessante o e-book, para outros os livros, para outros, ambos. Pessoalmente, sou apaixonada por livros. Leio uns três ao mesmo tempo, sempre carrego um (ou dois na bolsa) e se não tenho nenhum nas mãos, continuo alguma leitura pelo celular... Não acredito que haja conflito, e sim diversas fontes que levam a literatura aos leitores e isso sempre há de ser bom.

      Excluir
  35. Acerca do desenvolvimento tecnológico, as experiências de leitura e as seguintes indagações: “o que aproximam e distanciam os vídeos? Qual achou mais interessante? Porque? Pode-se afirmar que o fio condutor das narrativas dos filmes é a leitura, seja ela por meio do papel ou utilizando diversos equipamentos eletrônicos. Os vídeos elencam as vantagens e os pontos negativos dos diversos suporte de leitura, entretanto, cada leitor deve dimensionar o que melhor lhe atende em uma dada condição, porque o importante é ler, adquirir conhecimentos e ter entretenimento.
    No vídeo “why paper will never be dead” aborda-se outros usos das tecnologias frente ao papel e de forma bem humorada defende que as duas devem conviver, mas no caso das folhas de papel para uso higiênico a substituição não é salutar e por isso conclui que o papel nunca morrerá.
    O vídeo mais interessante, contudo, foi o que retrata o monge aprendendo a manusear o livro, pois anteriormente ele tinha a experiência de leitura por meio do pergaminho e como o suporte havia mudado sua relação com ato de ler, ou seja, o processo de decodificar o texto também precisou ser que ser modificado. Esta situação pode ser comparada a de crianças que têm contato com o livro pela primeira vez, pois elas precisam aprender como manipular aquele objeto, compreender para que é utilizado e significar o que ele contém.

    ResponderExcluir
  36. No caso da aproximação dos vídeos, a leitura é o que move-os.
    Para o caso de diferenciação dos vídeos, a forma de suportes para a finalidade da leitura é o que tangencia-os.
    A reflexão que o conjunto de vídeos nos leva a ter é a de pensar se devemos ser severos ou permissivos quando nos deparamos com novas formas ou transformações que quebrem um certo status quo. Argumentos são utilizados em abundância para ambos os lados, o que propicia para o espectador um bom leque para que forme sua própria opinião.
    Em relação ao vídeo que mais gostei ou achei interessante, apontaria o primeiro, onde o "helpdesk" auxilia o monge em uma dúvida tida como banal aos olhos do público que assiste o vídeo, mas que nos aponta, aos olhos anacrônicos de hoje, como deve ter sido a passagem do pergaminho para os livros, o que de certa forma temos vivenciado com os e-books.

    ResponderExcluir
  37. A tecnologia chegou para potencializar as atividades humanas e melhorar a vida em sociedade este é a prerrogativa, porem depende muito dos usuarios este sucesso devemos saber utilizar essa tecnologia disponivel para a melhoria do conjunto pois ela propicia uma teia social. Gostei muito do vídeo 1 devido a sua forma de apresentação e sutileza.

    ResponderExcluir
  38. A tecnologia chegou para potencializar as atividades humanas e melhorar a vida em sociedade este é a prerrogativa, porem depende muito dos usuarios este sucesso devemos saber utilizar essa tecnologia disponivel para a melhoria do conjunto pois ela propicia uma teia social. Gostei muito do vídeo 1 devido a sua forma de apresentação e sutileza.

    ResponderExcluir
  39. A tecnologia chegou para potencializar as atividades humanas e melhorar a vida em sociedade este é a prerrogativa, porem depende muito dos usuarios este sucesso devemos saber utilizar essa tecnologia disponivel para a melhoria do conjunto pois ela propicia uma teia social. Gostei muito do vídeo 1 devido a sua forma de apresentação e sutileza.

    ResponderExcluir
  40. muito legal o primeiro vídeo.
    As pessoas ainda não fazem ideia do que é a educação com tecnologia.

    ResponderExcluir
  41. Interessante. Precisamos aprender a usar cada vez mais a tecnologia, principalmente na area da educação.As tranformaçoes estão ocorrendo, o mercado de trabalho, principalmente, exige que temos que usá-la, enfim temos que nos aprimorar cada vez mais, sempre com a mente aberta para adquirir conhecimentos. Sergio Henrique A. Martins

    ResponderExcluir
  42. Quem nunca se encontrou nessa bifurcação entre livros e e-books? Os dois lados trazem suas vantagens e desvantagens e nos vemos jogando nos dois times. É claro que temos uma preferência, mas o outro lado seduz com certeza, o importante é que a leitura está sendo realizada, a educação está acessível e o conhecimento em nossas mãos.

    ResponderExcluir
  43. Sabendo utilizar bem os recursos e conteúdos, a tecnologia é indispensável na vida da pessoa que busca conhecimentos. Tenho minha biblioteca particular com livros físicos, mas utilizo os e-books em minhas viagens, por ocupar menos espaço na bagagem. Em tudo, sabendo usar tem suas vantagens.
    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Todos sucumbiremos à tecnologia ... ela chegou para ficar. É um desafio romper com o velho e mergulhar no novo. É necessária uma mudança de mente e consequentemente de atitude. O que precisa ser resgatado com urgência, com ou sem tecnologia é o hábito da leitura especialmente no Brasil.

    ResponderExcluir
  45. A tecnologia deve ser encarada e utilizada para a disseminação da cultura, da leitura, enfim do saber. No entanto, tecnologia jamais substituirá o valor e a importância do livro impresso. Um deve levar ao outro como complementares que são.

    ResponderExcluir
  46. Sou da área de tecnologia, e vivo em um grande dilema, sou da geração que utiliza-se do bom e “velho livro” para estudar uma nova linguagem ou a leitura do manual de instruções para instalação de um hardware ou software. Atualmente entro em “conflito” com a geração “nativa digital” que se utiliza de outros recursos mais rápidos para aprendizado, exemplo vídeos aulas e outros, e devido à falta de tempo para atendimento dos Projetos tenho me “rendido” ao acesso destes recursos tecnológicos de aprendizado, mas nunca deixando o bom e “velho livro” de lado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  47. A busca pelo conhecimento, sem dúvida é o ponto em comum entre os vídeos e as diferentes tecnologias mostram as opções de ferramentas para o alcance de tal objetivo. A ignorância a respeito de uma ferramenta útil diferencia alguns vídeos. Gostei muito do "Relp Desk", pois ele nos mostra com simplicidade e clareza que nosso maior obstáculo na busca pelo conhecimento, somos nós mesmos. ALUNO: Pedro Lopes Moreira Junior / Convalidação-Teologia-Unifil.

    ResponderExcluir
  48. Os vídeos mostram pontos positivos e negativos ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  49. Claramente se pode perceber o avanço tecnológico, dando assim mais ferramentas para alcançar o conhecimento,um exemplo básico é ter mais livros ou seja e-books em seu aparelho, que comprando talvez não encontraria o material que busca.
    todos videos são bons, mas o que mais me chamou atenção é o vídeo Livros versus E-books, porque ele mostra a grande diferença entre os dois, mas ao mesmo tempo mostra que no fim as duas maneiras são boas para obter conhecimento.

    ResponderExcluir
  50. achei interessante o primeiro vídeo,pois mostra uma realidade vivida nos nossos dias,a falta de intimidade com o mundo da leitura......

    ResponderExcluir
  51. Nos três vídeos podemos ver o choque da evolução, mas no terceiro houve uma demonstração, o livro envolve emoção e sentimentalismo, é certo que isso pode se perder no tempo.
    O primeiro vídeo me chamou a atenção, pois pude me reportar aos meus primeiros contatos com a tecnologia, foi legal, hehehe...

    ResponderExcluir
  52. A Internet e a proliferação do computador pessoal nas casas das pessoas são fenômenos que vêm ocorrendo na sociedade atual e que, indubitavelmente, é um fato novo para a nossa sociedade. O sistema educacional atual talvez ainda não esteja suficientemente preparado para este novo cenário, visto que está arraigado a um formato muito antigo. Principalmente, nos ensinos fundamental e médio a função do professor basicamente resume-se a copiar e repassar o conteúdo de livros já prontos, sem acrescentar experiências novas e sem fazer ligações com a atividade diária e com o mundo ao seu redor. Estamos vivendo a "Idade da Informação e da Comunicação", por isso devemos ficar muito atentos para tudo o que acontece ao nosso redor e a tecnologia da informação será a ferramenta que nos capacitará adequadamente.

    ResponderExcluir
  53. Otimo Blog. Estarei sempre visitando...

    ResponderExcluir
  54. Gostei do video comparando o e-book e o livro. Penso que cada um faz parte de uma geração, o e-book ganhando espaço devido ao interesse em tecnologia, ou praticidade que ela proporciona. Mas apesar de ambos terem pontos negativos e positivos, seu único objetivo é passar determinado conteúdo. Por sí só é válido, aliás qualquer meio ou modalidade que oferece informação é valida, seja livro, jornal, revista. O e-book é muito prático para certos casos (de fato é possível ter uma coleção sem ocupar espaço), assim com a tecnologia direcionada para a leitura. Mas alguns livros são de grande estima, edições limitadas, ou de valor artístico; são situações e interesses distintos.
    D.K., Engenharia Civil

    ResponderExcluir
  55. O ser humano é naturalmente resistente à mudança, mas quando percebe que esta lhe trará benefícios, logo trata de adaptar-se. A tecnologia traz incontáveis benefícios à humanidade e acredito que, daqui para frente, não será possível a sobrevivência sem ela. (JANY DANTAS)

    ResponderExcluir
  56. A evolução tecnológica acontece rapidamente, por isso muitas pessoas ainda costumam usar métodos mais antigos, como os livros, mas não é certo que deixemos um gostoso e interativo para trás só porque estamos evoluindo, podemos somente variar de um para o outro.

    ResponderExcluir
  57. Natália Pisetta dos Santos14 de março de 2016 às 12:25

    Confesso que, ao assistir o terceiro vídeo, me vi no lugar do homem - carregando um grande volume de livros, o que para mim é um dos maiores problemas por eu viajar bastante de ônibus e ter que carregar alguns livros. Ainda tenho uma certa resistência aos e-books. Sinto dificuldade em ler por muito tempo em uma tela de notebook ou tablet, e ter o livro físico em mãos é uma sensação de prazer para mim... poder passar as páginas, cheirá-lo, grifá-lo (dependendo do livro). Mas ao mesmo tempo, estou consciente de que preciso mudar essa minha mentalidade, até porque os e-books são bem mais baratos que os livros físicos, e isso possibilitaria que eu tivesse uma maior quantidade de livros ainda. Vale a dica!

    ResponderExcluir
  58. Gostei muito do conteúdo, proporcionando que tenhamos uma visão bem clara, sobre como a tecnologia tem tudo a ver com a evolução do ser humano. E não só isso, o papel não perdeu o valor, e tem lá suas vantagens como por exemplo NUNCA acabar a bateria, poder emprestar e por ai vai.

    ResponderExcluir
  59. todos videos são pontos postivo sobre o papel dos livros e leitura.

    ResponderExcluir
  60. ADAIR MARQUES CORREA JUNIOR1 de abril de 2016 às 12:42

    Excelente conteúdo.
    Quanto às tecnologias, vejo que o problema é tonarmo-nos reféns e não podermos fazer mais nada sem seu auxílio.

    ResponderExcluir
  61. Eu gostei muito dos vídeos.
    Achei o 3º muito bom, o que fala das diferenças entre livro e e-books, a tecnologia é muito importante, mas, não podemos deixar as metodologias que funcionam para trás.

    ResponderExcluir
  62. Nossos pais não sabiam que nós desfrutaríamos dos benefício e os malefícios da tecnologia... assim como não sabemos oque esta por vir para os nossos netos..a realidade é uma só, a tecnologia é nova e ultrapassada ao mesmo tempo... e o ser humano não consegue seguir o ritimo..

    ResponderExcluir
  63. Se mostra nos vídeos como objetos tão simples como o livro pode ser substituído facilmente pela tecnologia. Não que isso seja ruim, com nossas rotinas corridas e um dia a dia caótico em vários sentidos a tecnologia tem uma função incrível de nos ajudar, e facilitar as coisas.

    ResponderExcluir
  64. evolução x paradigma, será que exite um padrão para evolução?

    ResponderExcluir
  65. Vídeos muito bons, obrigada pela indicação.
    O importante é termos a consciência de que existem muitas opções para obtermos conhecimento, sejam elas, com materiais físicos ou digitais.

    ResponderExcluir
  66. Eu entendo que os vídeos fazem, de certa forma, uma comparação entre livros e outras tecnologias que podem substituir os livros convencionais ou serem mais uma ferramenta que auxilia e transforma a leitura. O vídeo que mais gostei foi o "Livros Vs. E-books". Me identifiquei com este vídeo, pois utilizo ambos e tento extrair o melhor de cada. Uso o tablet para ler textos da web ou apostilas sem precisar imprimi-las, no entanto, quando o assunto são livros, não consigo trocar o papel pela tela. O prazer que sinto comprando e lendo um livro é indescritível, como se estivesse realmente adquirindo uma quantidade mensurável de conhecimento.

    ResponderExcluir
  67. Existem os dois lados da moeda. Em alguns momento é preferível o uso de um ao invés do outro, se num momento o novo torna o velho descartável, é preciso antes ponderar, pois o velho em outro momento se torna insubstituível.

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Helpdesk que quer dizer central de ajuda aqui vemos a dificuldade tratando em abrir um livro se quer, já no vídeo dois vemos a diferença entre um livro e a era da informatização virtual pois livro se vira as paginas e não rolas as mesma e os conteúdos são restritos nos livros. No terceiro vídeo vemos o significado mais amplo pois o mesmo revela a dificuldade que é carregar alguns livros para um determinado lugar. Pois além de ser cansativo e exaustivo, já nos e-books as informações não ocupam um espaço físico,já os livros nos trazem algumas recordações. O que vejo aqui é a dimensão de espaço e tempo entre ambos pois os livros os acessos são limitados, na era da informatização os e-books temos vários conteúdos em um único aparelho nos trazendo mais conforto e praticidade, nossos antepassados não tiveram essa praticidade que hoje numa era moderna nos temos isso não nos implica sermos mais ou menos inteligentes, na verdade devemos aproveitar ao máximo o tempo que temos hoje pois a informatização e um expoente de acesso com uma gama de informações que temos para o aprendizado

    ResponderExcluir
  70. Podemos notar claramente uma ferrenha batalha entre o novo e o tradicional,os velhos hábitos precisam ser deixados de lado, o obsoleto precisa abrir espaço para inovação, a inovação precisa substituir o tradicionalismo, porém o grande desafio deste século, está em incutir na mente humana a necessidades de constantes atualizações em todos os seguimentos que nos norteiam....." É preciso perder o medo do novo"

    ResponderExcluir
  71. Muito interessante os vídeos, o primeiro mostra a dificuldade da adaptação ao novo ,e um pouco de falta "coragem" pra tentar compreender o novo equipamento.
    O Legal é que os outros videos mostrando a realidade de hoje, muitas vezes estamos concentrado nas atividades nos nossos smartphone e nootbooks e as notificações das redes sociais não param .
    Muito legal o blog !
    Bruna Larissa de Campos

    ResponderExcluir
  72. Gostei dos vídeos, pois nos faz pensar o quanto estamos dispostos a mudar o que precisa de coragem. Os vídeos mostraram dois tipos de pessoas os que não tem medo de se adaptar ao novo e os que tem relutância. Porém a paciência de quem tem coragem de mudar é essencial para encaminhar os que tem menos disposições para mudança.

    ResponderExcluir
  73. Os vídeos acima representam de forma bem humorada o avanço da tecnologia desde a antiguidade até os dias de hoje. A relutância de algumas pessoas em experimentar o que é novo, e a persistência de outras em não querer entender o que é "velho". De qualquer maneira é possível atingir os mesmos conhecimentos, o que difere é a capacidade de interpretação e o estilo de vida de cada pessoa.

    Paola Ferracine Porto
    1º Serviço Social EaD - Unifil 2016.

    ResponderExcluir
  74. Ana Claudia Dutra Aranda15 de setembro de 2016 às 13:56

    Os videos acima tratam da evolução da tecnologia e da dificuldade do ser humano em se adaptar ao novo, e que a técnologia vem tomando o espaço cada vez mais, interresante o primeiro video, pois acredito que as gerações futuras talvez deverão olhar os livros daquela mesma forma, com dificuldade para desenvolver algum conhecimento.

    ResponderExcluir
  75. Muito legal os vídeos, pois retratam bem a questão da novidade, da tecnologia e como isso tudo pode nos ajudar a adquirir mais conhecimento.
    O acesso a informação ficou mais fácil, mas cabe a nós levarmos a sério o estudo, da mesma forma que levavam no passado, onde enfrentavam muito mais dificuldades que hoje.
    O comparativo entre books e ebooks acaba mostrando isso, como era difícil ler um livro da Biblioteca, tinha que deixar alguns meses reservado e aguardar, kkk, hoje compramos qualquer ebook, e em minutos já estamos lendo ele.

    ResponderExcluir
  76. Muito interessante os vídeos, retratando as diferenças entre livros e e-books, e mostrando o quanto a tecnologia vem melhorando para nos beneficiar, mas nada melhor do que nosso bom e velho livro rsrs.

    DAnielle de Souza Gonçalves
    Imagenologia Unifil-2016

    ResponderExcluir
  77. Gostei dos videos, onde relata as mudanças da tecnologia no nosso dia a dia,e que muitos poderão usufruir da modernidade sem perder a essência de uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  78. nos vídeos vemos de uma forma cômica, como as mudanças estão presentes nos dias de hoje e que cabe a nós o esforço e interesse em aprender a usar essas ferramentas que com toda certeza vieram para agilizar as tarefas do dia a dia porém em contra partida nos oferece uma velocidade espantosa com relação aos métodos antigos exigindo assim um desenvolvimento de rapidez também no nosso raciocínio
    Hoje,temos que tomar decisões em relaçõ a todods os assuntos em menos tempo muitas vezes por estarmos reféns quem sabe de uma batetria que está acabando ou do nosso deslocamneto para lugares sem wifi ,ou seja o futuro está chegando e com uma velocidade espantosa quem não se adaptar com certeza estará em defasagem com o novo.

    ResponderExcluir
  79. Larissa Gonçalves Filipov22 de setembro de 2016 às 10:04

    Nos vídeos podemos analisar de uma forma engraçada, como assustamos as vezes com a tecnologia ou até mesmo com uma forma simples de aprendermos as coisas, como no caso do primeiro vídeo.
    Mas o livro, nos tira um pouco dessa tecnologia, por exemplo, para lermos um livro, não precisamos necessariamente de internet, se obtivermos o livro em nossas mãos.
    o que para muitos hoje em dia não acontece mais, visto que na internet, também podemos baixar, ler o que queremos.
    O mundo cresce cada vez mais, e para tudo é necessário nos adaptarmos para as novidades que acontecem, mas acredito que sem deixar a essência de lermos um livro em paz, ter ele nas mãos.
    Gostei muito do primeiro vídeo, pois parecia impossível aprender a manusear um livro, e para alguns é tão magico, isso até nos dias de hoje.
    Mas precisamos, ir com o que o mundo oferece a nós, e em tudo hoje, temos a tão esperada tecnologia.

    ResponderExcluir
  80. Edna Maria de Assis Camargo23 de setembro de 2016 às 15:17

    Muito obrigada pela indicação dos vídeos professor. Diante de tanto conteúdo a que temos acesso diariamente, sendo que alguns visualizamos superficialmente... considerei bem reflexivo os vídeos, com uma dose leve de humor...rs
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  81. Muito bom, acho que muito do que foi tratado já passou pela cabeça de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Os vídeos apresentam de forma engraçada o conflito entre o novo e o antigo. Mostra a resistência dos mais velhos em aceitar o novo insistindo em colocar obstáculos quando convidados a aprender sobre tecnologia e a ignorância dos jovens em relação ao antigo o que não deixa de ser culpa da falta de contato com o passado. A realidade é que em muitas casas desse nosso pais continental não existe sequer um livro. Já a facilidade de acesso à tecnologia está escancarada até pelos órgãos públicos de ensino. Toda criança tem à disposição um celular que elas desvendam com uma facilidade impressionante.Entre um livro e um E-Book me perdoem os modernos mas eu prefiro folhear um bom livro sentindo seu cheiro e grifando as palavras e frases que mais gostei. Colocar um marcador onde parei e fechar o livro já com gostinho de quero mais, isso não tem preço!!

    ResponderExcluir
  84. Os videos mostram a versatilidade dos e-books e do livro. Levanta muitas questões e perguntas sobre pós e contras do uso da tecnologia e ate que ponto se torna benéfico ou não. Muito bom os questionamentos, e assunto pra uma longa aula. Obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Os vídeos mostram de forma cômica o avanço da tecnologia. A aceitação da novidade, da mudança e da modernização causa um estranhamento inicial, demonstra a dificuldade do ser humano em se adaptar com o novo. No entanto, a tecnologia não veio para substituir o antigo, mas para complementá-lo.
    Michele Asai - RH 2016 Unifil

    ResponderExcluir
  86. Vídeos excelentes para ilustrar tanto o avanço contínuo da tecnologia, quanto nosso estranhamento quando frente a algo completamente novo, fato esse que ocorre quase que todos os dias, uma vez que a tecnologia sempre evolui.

    ResponderExcluir
  87. Gostei dos vídeos, eles servem para percebermos que as coisas mudaram, e como é fácil para a geração Y fazer uso de e-books. Para os nascidos antes de 2000 é difícil se adaptar, ainda mais se nunca gostaram de eletrônicos. Para a juventude de hoje o difícil é apreciar a leitura de livros, jornais e revistas convencionais.
    Sou de 1975 e já me adaptei com a leitura em dispositivos eletrônicos. Mas quando dá saudade tenho minhas coleções impressas para folhear.

    ResponderExcluir
  88. Os vídeos retratam as divergências que existem entre livros e e-books. As dificuldades que cada um possui, e as vantagens que ambos oferecem. No caso dos e-books são práticos, leves, de fácil acesso e interativos. Não despendem muito tempo para encontrar obras, não ocupam muito espaço e são fáceis de se compartilhar, sem ter receio de não ter a obra de volta. Os livros não necessitam de alguns recursos que os e-books precisam para funcionar. Porém é uma forma de obtermos uma interação mais forte e psicologicamente intensa, podendo até gerar sentimento de nostalgia.
    O importante é que pessoas sejam educadas, informadas e divertidas através destes meios de comunicação. Além de ser um meio de levar o conhecimento ao longo do tempo. De qualquer forma que seja realizada por livros físicos ou e-books, o que realmente importa é que a sociedade se interesse cada vez mais por este meio de difusão de conhecimento tão importante para nossa cultura, vida particular e profissão. É o meio mais simples e rico ao mesmo tempo, de deixarmos a ignorância de lado entendermos melhor a vida.

    ResponderExcluir
  89. Achei especialmente interessante o primeiro vídeo, pois as dificuldades que os idosos sentem ao lidar com tecnologia é perfeitamente exemplificada com as dificuldades do monge ao lidar com o livro.

    ResponderExcluir
  90. Muito legal os vídeos. o primeiro, imensamente hilário. O primeiro e o terceiro vídeo trazem uma interessante reflexão sobre a evolução da leitura, do rolo para o livro e do livro para o e-book.

    ResponderExcluir
  91. Os vídeos mostram a evolução da humanidade com tantas coisas novas chegando a todo o momento, quanto chega algo novo todas as pessoas que iram executar devem aprender a usar a ferramente nestes casos seriam os livros e posteriormente os e books, nus mostra a evolução das coisas criadas pelo homem e sempre será assim a cada dia terá algo novo chegando e devemos nos adaptar com o novo.
    Mas muito bom...
    José Dias

    ResponderExcluir
  92. Excelentes videos! Nos levar a uma reflexão crítica, diante dos desafios do futuro; pois apesar dos avanços tecnológicos, que nos fornecem ferramentas de acessos rápidos, podemos e devemos preservar hábitos imprescindíveis, como legado cultural e tradicional.

    ResponderExcluir
  93. Alguns dos vídeos que vi, trazem uma reflexão interessante sobre a importância do livro. É triste a cultura brasileira não valorizar tanto a leitura como outras culturas. Ainda vemos muitos jovens que sequer leram um livro. Mas a reflexão que fica é a importância do livro e do conhecimento.

    Achei excelente.

    João Alves dos Santos
    UNIFIL - Curso de Covalidação em Teologia, dezembro/2016.

    ResponderExcluir
  94. os videos são bem expressivos e mostra uma realidade que estamos a cada dia vivenciando, o bom de que nos mostrou é que a nossa geração avançou na questão da tecnologia, e que através dela possamos no beneficiar de muito conhecimento e interagir com nosso próximo, podemos ate conhecer a mulher da nossa vida ( conta o vídeo), muito bom parabéns.

    ResponderExcluir
  95. muito interessante, como nós nos enchergamos a esta modernização, de extrema necessidade, porem se contrapondo, ao passado que de alguma forma estamos ligados

    ResponderExcluir
  96. Talvez seja um homem das antigas, não troco um livro pelo e-book.Eu gosto da decoração hehehe :)

    ResponderExcluir
  97. Bom, o cinema não impediu o avanço do teatro, nem a televisão substituiu o rádio. Não acredito que as tecnologias presentes existam para abolir os métodos passados. Eu penso que no caso da leitura, tanto os livros impressos, quanto o livro em formato digital, servem para levar o ser humano ao hábito da leitura da forma que ele achar mais conveniente.

    Maicon Mafra
    UNIFIL - Curso de Covalidação em Teologia - Fev/2017

    ResponderExcluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. Todos os vídeos são ótimos e apresentam as diferenças entre o conteúdo impresso e o digital, muito hilários, o Livro vs E-book da editora Intrínseca demonstra que não importa o método, o importante mesmo é buscar conhecimento, criar o hábito da leitura, e nesse ponto concordo com o amigo acima, Maicon Mafra.
    No entanto, cheguei a esse blog através da aula de EaD, e o vídeo que mais me chamou atenção foi "A Tale of Two eReaders", onde podemos perceber que a pessoa que quer adquirir conhecimento, deve ser dedicada, não importando o método usado, mesmo a distância, um dos garotos se concentrou mais e absorveu na mesma medida, enquanto o outro por estar ocupado com vídeos e redes sociais não adquiriu nada.
    Portanto, acredito que uma das diretrizes para o Ensino a Distancia ser eficiente é o estudante ter disciplina no estudo.

    Abraço, e muito obrigado pelos vídeos compartilhados.
    Rafael Moser
    UNIFIL - Curso de Complementação Teológica.

    ResponderExcluir
  100. Muito interessantes, demonstrando as diversas formas de acesso e tecnologias ao alcance de estudo e conhecimento e também deixando claro que o segredo no aprendizado está na disposição de quem se propõe a aprender.
    Blog 10. Grato pela dica
    Paulo Roberto
    UNIFIL - Curso de Complementação Teológica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessantes, demonstrando as diversas formas de acesso e tecnologias ao alcance de estudo e conhecimento e também deixando claro que o segredo no aprendizado está na disposição de quem se propõe a aprender.
      Blog 10. Grato pela dica
      Paulo Roberto
      UNIFIL - Curso de Complementação Teológica

      Excluir
  101. Vídeos excelentes e criativos, ilustra tanto o avanço da tecnologia como a preservação da tradição, mostrando o choque de realidade dos dois “mundos“ quando enfrenta algo novo. O video que mais gostei foi o primeiro, pois mostra a realidade do medo a algo novo e como isto nos limita.

    ResponderExcluir
  102. bom dia!
    os vídeos são muitos legais e criativos, nos apresenta a realidade e nos aproxima mais dela, pois aquilo que foi atual, não quer dizer que saiu de moda, pois ainda tem o seu valor, e o que é atual tem muito valor, mas não é critério para abolir o que já foi, kkk, parece um paradigma, mas um complementa o outro, digo isto gostando muito do terceiro vídeo ( Livros x E-books), mostra que cada um tem o seu valor mesmo atual ou não e o importante é aprender e absorver o conhecimento com qualquer método utilizado.

    Fernando de Miranda Gandini
    UNIFIL - Curso de Complementação Teológica. 2017

    ResponderExcluir
  103. Bom dia, achei os videos muitos instrutivos, pois nos informa as diversidades de cada estilo, penso que essa momento na história da cultura estamos tento oportunidades como nunca, pois podemos usufruir de uma boa leitura em qualquer hora ou lugar, pois a plataforma digital veio para facilitar tanto a comprar como a leitura, porém, ainda não temos visto tantas pessoas interessadas em leituras.

    ResponderExcluir
  104. vimos nos post 2 gerações: aqueles que praticam leituras do modo tradicional, sem habito de tecnologias da informação e comunicação; e aqueles que desconhecem o prazer da leitura de um bom livro. Mas o interessante em todos os vídeos é observarmos que seja utilizando a tecnologia ou na leitura de um livro, em ambos temos benefícios. O que precisamos é observar em qual situação cada um é mais útil. Mas toda forma de conhecimento é importante

    ResponderExcluir
  105. É interessante como a evolução natural separa seus usuários o tempo não para e a tecnologia veio para nos trazer alternativas. Como observado nos vídeos os que nasceram nas décadas anteriores a explosão da tecnologia digital têm dificuldades de se adaptar a essa a EAD apoiado na tecnológia. Creio, que como tudo que é novo tem um momento inicial de resistência. Penso, que no caso da aceitação da formação com a educação ou aprendizagem a distância tem nos principais motivos: a questão da legalidade do registro do MEC e para os antigos a dificuldade e medo da informática. Mas penso que assim como a geração recente gosta de utilizar meios de ensino presencial e físico com os livros, creio que geração antiga acabará se adaptando ao uso do computação e alavancará o sistema de ensino virtual pois é mais acessível e não precisa se ausentar da família.

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  108. É interessante como a evolução natural separa seus usuários o tempo não para e a tecnologia veio para nos trazer alternativas. Como observado nos vídeos os que nasceram nas décadas anteriores a explosão da tecnologia digital têm dificuldades de se adaptar a essa a EAD apoiado na tecnológia. Creio, que como tudo que é novo tem um momento inicial de resistência. Penso, que no caso da aceitação da formação com a educação ou aprendizagem a distância tem nos principais motivos: a questão da legalidade do registro do MEC e para os antigos a dificuldade e medo da informática. Mas penso que assim como a geração recente gosta de utilizar meios de ensino presencial e físico com os livros, creio que geração antiga acabará se adaptando ao uso do computação e alavancará o sistema de ensino virtual pois é mais acessível e não precisa se ausentar da família.

    O trabalho anônimo acima é da minha autoria
    Celso Oliveira do Nascimento
    UNIFIL - Curso de Complementação Teológica. 2017

    ResponderExcluir
  109. Juceli Rita Cemin Negretto22 de fevereiro de 2017 às 14:13

    Minha primeira formação a distância, estou um pouco insegura, mas disposta a aprender, creio que conseguirei atingir os objetivos no uso da tecnologia.

    UNIFIL- Curso de Complementação Teológica 2017

    ResponderExcluir
  110. Muito interessante ver através dos vídeos o quanto a evolução tecnológica influenciou as nossas relações pessoais e impessoais.

    Joaci Souza dos Santos
    UNIFIL - Curso de Complementação Teológica.

    ResponderExcluir
  111. Os vídeos evidenciam de forma bem-humorada a evolução do processo de educação e transmissão do conhecimento.

    Toda a mudança, no decorrer dos séculos é acompanhada de resistência e oposição, como demonstrado nos vídeos e evidenciado pela história.

    Infelizmente os cursos de EAD no Brasil, ainda enfrentam resistências e pré-conceitos, com relação a seriedade e eficácia do ensino, que serão vencidos pela informação e pela evidencia da qualidade dos profissionais formados por essa modalidade.

    Pessoalmente gosto muito da modalidade de EAD, estou no meu quarto curso a distância. Recomendo para quem tem visão de crescimento pessoal e profissional.

    Guilherme T. Curã
    UNIFIL - Curso de Complementação Teológica.

    ResponderExcluir
  112. O 1º vídeo 'Helpdesk' é muito interessante no que tange ao preconceito para com o EaD por parte de muita gente. Retratando uma mudança do texto em rola para o em páginas; a dificuldade de aceitação dos adeptos da modalidade de ensino presencial à forma EaD é a mesma; mas, como nos acostumamos com o livro, certamente nos acostumaremos com o virtual.

    Desde do ensino médio tenho estudado à distância.
    O EaD é Excelente.

    UINIFIL - Complementação Teológica 2017

    ResponderExcluir
  113. muito interessante mostra a evolucão que ja existe em nosso meio que vem com mais diverssidades de coisas diferentes que podemos acessar por um so equipamento;

    ResponderExcluir
  114. É interessante notar que o mundo tende a evoluir. O mundo em papel se transformou em um mundo eletrônico. Entretanto, ambos possuem sua importância e seu peso na realidade atual, o livro em papel é ótimo de manusear pois possibilita um sentimento de participação e contato direto com a material. O eletrônico tem sua grandeza na facilidade de acesso, arquivamento, transporte, etc. A grande questão é saber utilizar ambos da melhor maneira, segundo a situação existente.

    ResponderExcluir
  115. Emerson Crema dos Santos11 de março de 2017 às 16:33

    Os vídeos do seu blog demonstram claramente a dificuldade das pessoas com o novo e os avanços tecnológicos que nossa geração "privilegiada" hoje tem disponível. Hoje podemos fazer praticamente tudo pelo uso da tecnologia, até um amor é possível ou vários.
    Excelentes´vídeos!

    ResponderExcluir

  116. A TECNOLOGIA VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS E OS E-BOOKS SÃO PROVA VIVA DISSO, PODER ACESSAR E ARMAZENAR DIVERSOS LIVROS COM APENAS UM CLICK E REALMENTE FASCINANTE. A INTERNET NOS POSSIBILITA TER UM ACESSO MAIOR A CONTEÚDOS QUE ANTIGAMENTE NÃO TERÍAMOS. ACHEI SUPER INTERESSANTE O PRIMEIRO VÍDEO POIS MOSTRA A DIFICULDADE DAS PESSOAS DE SE ADAPTAR AO NOVO, POR MAIS QUE SEJA PARA FACILITAR A VIDA. MAS CADA UM TEM A SUA PREFERENCIA E CABE A NOS RESPEITARMOS AS SUA ESCOLHAS, POIS TANTO OS E-BOOK E OS LIVROS TEM O MESMO PROPÓSITO , DISSEMINAR O CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  117. Os videos em geral mostra a importância da tecnologia sem desqualificar o livro impresso. Gostei do vídeo Livros x E books, tanto um quanto o outro é indispensável para a educação. Sendo que cada um tem a sua utilidade, vantagem que serve para complementar na educação de cada indivíduo.

    ResponderExcluir
  118. É interessante ver e vivenciar as grandes mudanças que estamos passando com o avanço da tecnologia, os vídeos aqui apresentados mostram muito bem isto no que diz respeito aos livros físicos e virtuais e o que temos que tomar como consciência é que a tecnologia veio e veio para ficar e facilitar nossa vida.

    ResponderExcluir
  119. Que bom ver a tecnologia sendo usada para algo que traz conhecimento e agrega valores à sociedade. Que tudo isso possa evoluir trazendo benefícios a todos!

    ResponderExcluir
  120. muito edificante, muito obrigado... Fernando Perboni

    ResponderExcluir
  121. O que aproximam os videos são a tecnologia , e o que distanciam os videos são as mudancas de comportamentos humano , por isso precisamos aceitar a tecnologia como uma grande ferramenta de ensino e usa-las , mas não podemos deixar que ela se torne em primeiro lugar de nossas vidas , se acontecer isto , ela vai estar sendo prejudicial a nós mesmos , unindo entendimento, e valores familias e pessoas e tecnologia é de grande beneficio para mundo moderno.

    ResponderExcluir
  122. Gostei mais do vídeo Help Desk achei que ele retrata bem a chegada do novo e a nossa insegurança por desconhecer, neste caso, o livro. Chamou a minha atenção também a orientação final que acaba aproximando os conteúdos. Diante do novo sempre precisaremos de um manual, de uma direção para manuseio e descobertas. Enfim chegamos do livro ao E-book graças alguém que se atreveu a descortinar o novo e dominar a tecnologia do momento.

    ResponderExcluir
  123. Os livros impressos estão praticamente desaparecendo das estantes dando lugar aos DVDs com conteúdo digital, isso é uma inovação tecnologica que facilita o leitor a carregar em uma bolsa seu equipamento eletronico com uma eciclopedia de livros bem a seu alcance o dia todo para nos momentos de folga estar sempre lendo bom livros.

    ResponderExcluir
  124. A tecnologia só tem a agregar ao ensino!

    Jonatas Sales de Lima
    UINIFIL - Complementação Teológica 2017

    ResponderExcluir
  125. Os Filmes demonstram como o aprimoramento da Tecnologia vem a trazer várias vantagens ao nosso cotidiano, pois a cada dia estamos mais tecnológicos, mas que não devemos deixar de dar a devida importância as livres, pois eles foram a base e o inicio. Leandro Pereira UNIFIL - Complementação Teológica 2017

    ResponderExcluir
  126. Jerson Costa - UNIFIL - 20178 de abril de 2017 às 12:17

    Ainda que abordado de uma forma um tanto cômica, os filmes retratam uma realidade: o livro não tem sido usado/aproveitado na sua inteireza. Muitos ainda não "conhecem" os livros.
    E isso, leva a sociedade a um conhecimento superficial, uma vez que não se gasta tempo em leitura (de verdade).

    ResponderExcluir
  127. Gostei muito dos vídeos, eles mostram o avanço da tecnologia, a avanço do conhecimento. O que nós precisamos fazer é contribuir para que o encontrar do novo com o antigo não cause problemas como foi representado no vídeo do livro X E-book, mas que sirva para unir, melhorar, expandir o conhecimento.

    ResponderExcluir
  128. Os vídeos mostram uma realidade que precisa ser entendida, precisa ser aceita, no que diz respeito ao avanço tecnológico. A dificuldade que tinha-mos antes e era a de não termos tempo para ler, estudar com as novas modalidades de ensino, EAD, podemos nos graduar e adequar o estudo ao tempo e logal que esta diante de nós.

    ResponderExcluir
  129. It´s a book...Este pequeno vídeo diz em poucas palavras a simplicidade e o fascínio de um livro. Nada como sentir um livro nas mãos...

    ResponderExcluir
  130. O video que mais gostei foi o Livro versus E books. Como sou adepto dos 2 , vejo essas mesmas vantagens e desvantagens e não faço escolha de um sobre o outro, apenas dos temas do que quero ler. Como reflexão, acabei chegando à conclusão que devemos estar abertos às novas tecnologias, mas se o tradicional for o mais adequado numa determinada situação, não devemos despreza-lo

    ResponderExcluir
  131. muy bueno los videos y la forma de describir las disficultades que el ser humano cree tener ante lo que es nuevo, muy bueno a parte de gracioso muy buena forma de explicar, que es solo atreverse a aprender a usar, apreciar, y disfrutar de la tecnologia

    ResponderExcluir
  132. Estes vídeos nos mostram a relação do homem com o conhecimento, retratando de forma lúdica e engraçada as primeiras formas de educação e sabe, amo livros, o cheiro deles, sejam novos ou velhos cada um me emociona a seu modo, mas hoje também curto as tecnologias avançadas como e-book, face, etc, pois me proporcionam a sensação de ser CIDADÃ DO MUNDO!

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. Gostei dos videos! De maneira humorada ilustra o bom senso sobre o uso de novas tecnologias, sem apelar para o extremismo, nem do ultraconservador, nem do ultramoderno.
    ótima seleção de videos, parabens professor :)

    Estudante de Complementação Teológica - UniFil Ead
    Autor do Blog: http://theoscore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  135. Gostei muito dos videos, um conteúdo maravilhoso pra falar da nossa relação com a educação e a modernidade.

    ResponderExcluir
  136. Achei bem interessante a temática dos vídeos, estamos vivendo esta mudança em tempo real, a 15 anos atrás os e-books não eram um realidade tão acessível como são hoje, e de fato tem mudado a forma como lemos um conteúdo qualquer, por outro lado acredito que o formato do livro nunca deixará de existir, existem muitas pessoas (como eu) que ainda preferem folhar as páginas de um bom livro. Mas no geral o que importa mesmo é o conteúdo que ambas as mídias disponibilizam.

    ResponderExcluir
  137. Muito interessante! E muito legal a preocupação de um professor em transmitir algo mais além das aulas proporcionadas no curso em EAD.

    Carlos Magno Cesarino
    Curso de Complementação Teológica da UNIFIL

    ResponderExcluir