quinta-feira, 21 de março de 2013

Museus Virtuais

Hoje em dia, os Museus Virtuais são uma realidade. Muitas instituições "físicas" já possuem suas mostras virtuais e, em outros casos, temos museus organizados totalmente na internet.

Para o primeiro caso, temos o site Era Virtual Museus, com links para diversas mostras, que podem ser visitadas pela internet (clique aqui). Veja alguns vídeos do Youtube (clique aqui).

Veja algumas matérias de TV, sobre o site:

Era Virtual - Museus, matéria da Band News
 
  
Era Virtual Museus - Matérias da Globo Minas - Rede Minas
 

Matéria na TV Futura sobre o projeto ERA Virtual



Para o segundo caso, temos o site do Museu da Pessoa, que aposta em uma proposta alternativa para contar histórias e guardar documentos (clique aqui). Veja ainda uma lista de vídeos no youtube, produzidos pelo Museu da Pessoa (clique aqui).

Como atividade, acesse os sites e identifique um aspecto que lhe chamou atenção (atenção: deve-se considerar um aspecto para cada um dos dois sites indicados).

37 comentários:

  1. Achei super interessante o Mundo virtual, onde o maior objetivo é ter acesso a diversos museus do mundo inteiro, com praticidade e qualidade.Pois com acesso a internet o museu virtual facilita a curiosidade de muitas pessoas que muitas vezes nunca foram ao museu. Os videos são bem claros, e um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi o Museu oratório, onde uma equipe de fotografos tirou diversas fotos, digitalizou-as e postou-a no site promovendo uma praticidade muito grande chegando perto da realidade, pois é muito simples, é só clicar e girar a foto e da pra ver perfeitamente, como se realmente estivessem no museu.A tecnologia promove um acervo pela internet. Outro aspecto importante que eu gostei foi as Transformações amazonicas, onde foi estabelecido critérios e métodos por uma professora que fez com que a diferença da educação foi implantada no interior da cidade, Sem usar somente um método tradicional, mas também com relações entre professor e aluno. A comparação entre os videos assistidos ao meu ver é essa questão das mudanças sociais e o avanço da tecnologia que permeiam a todo o tempo, modificando e desmistificando segmentos dos quais a sociedade acredita ser impossíveis.
    Aluna:Cássia Caroline Silva
    4° ano Pedagogia Noturno.

    ResponderExcluir
  2. No primeiro site, vemos os relatos dos expoentes de forma escrita, apesar dos detalhes e do contexto da história que estão expondo, esse tipo de relato não prende tanto a nossa atenção.


    No segundo site, vemos os relatos de situações vividas pelas pessoas contados por elas mesmas, o que prende mais a atenção de quem está ouvindo, pois interessamo-nos pelos detalhes e maneira com que a pessoa fala.
    Evandro.

    ResponderExcluir
  3. Rosinéia A. Oliveira
    Acredito que todos os vídeos aqui apresentados me impossibilita escolher aspectos visuais de apenas dois,pois todos propagam aos 64 milhões de brasileiros que acessam a internet, á visita-los. Considero que estes sites são viáveis para escolhermos o roteiro de passeio cultural que desejamos fazer. O que mais me chamou atenção nos vídeos foram os relatos do organizador Rodrigo Coelho detalhando cada passo que fora dado para a realização deste projeto tecnológico que esta ao alcance de toda a humanidade e como ele mesmo disse também aos “sujeitos que se encontram internado nos hospitais”.
    Outro aspecto interessante neste passeio são os guias virtuais que descrevem detalhadamente cada peça que há no museu,assim como a sua história na construção da cidadania de todos os brasileiros,e ainda a contemplação histórica de vários estados brasileiros com ênfase em Minas gerais.
    Todas estas tecnologias culturais ao nosso alcance consideram que seja o primeiro passo antes da aquisição do bilhete para a visita presencial a qualquer contexto cultural.

    ResponderExcluir
  4. Cátia Toledo

    Achei bastante relevante os museus virtuais, pois é algo bem acessível a todos os interessados e isso só se deu com o avanço da tecnologia. Hoje podemos ter mais opções para obter informações e conhecimento e sem dúvida os museus virtuais além de trazer grande benefio à sociedade e ao conhecimento também é a prova da grande expansão tecnológica na educação e na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. O projeto era virtual é muito interessante e curioso, pois ele democratiza essa acessibilidade de todos os indivíduos por meio cibernético a visualização dos museus. Com isso, acabam-se as restrições, ou seja, qualquer pessoa terá acesso ao museu até porque há essa facilidade do acesso graças ao apoio da tecnologia que está em avanço constantemente.
    O museu virtual não só nos permite ter acesso ás questões museológicas mas também no dá a oportunidade de conhecer história como se estivesse no ambiente real. Isso corrobora para a amplitude do conhecimento dos indivíduos,amplia os horizontes culturais e consequentemente enriquece o nosso intelecto, pois as questões relacionadas ao museu de fato tem um marco histórico.
    O que mais me chama a atenção é o museu oratório, onde,as pessoas por meio virtual pode tirar os objetos da cúpula de vidro e visualizar bem de perto. Isso desperta a curiosidade e é claro, aprendemos muito mais, e, com apenas alguns clics temos uma imagem ampla a nossa frente e que com certeza nos traz uma gama de aprendizados históricos e culturais.

    ALUNA: Michele Cristina Baldo.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que ambos os sites são importantes cada um em seu respectivo enfoque, para nossos conhecimentos, no primeiro podemos ver que ele se baseia nos relatos escritos sobre as histórias, e já no segundo podemos perceber a importância que eles dão para que as pessoas relatem a suas próprias histórias. Sobre os museus virtuais vimos que eles podem ampliar nossos conhecimentos sobre questões históricas, e perceber a importância da história e nossas vidas, e tudo isso mesmo ser sair de casa, isso só nos faz refletir sobre expansão tecnológica no cotidiano das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que ambos os sites são importantes cada um em seu respectivo enfoque, para nossos conhecimentos, no primeiro podemos ver que ele se baseia nos relatos escritos sobre as histórias, e já no segundo podemos perceber a importância que eles dão para que as pessoas relatem a suas próprias histórias. Sobre os museus virtuais vimos que eles podem ampliar nossos conhecimentos sobre questões históricas, e perceber a importância da história e nossas vidas, e tudo isso mesmo ser sair de casa, isso só nos faz refletir sobre expansão tecnológica no cotidiano das pessoas.

    Janaina Aires de Souza

    ResponderExcluir
  8. os dois são muitos importantes relatam fatos históricos ,um que há necessidade de ir até lá,e outro que podemos ter acesso sem sair de casa oferecendo um acesso até mais confortável,nos colocando a vivenciar , relatos e experiencias que já foi vivenciada por outros pessoas ,os museus virtuais além de trazer grande beneficio à sociedade e ao conhecimento também é a prova da grande expansão tecnológica na educação e na vida das pessoas.

    Responder

    ResponderExcluir
  9. caticilene
    os dois são muitos importantes relatam fatos históricos ,um que há necessidade de ir até lá,e outro que podemos ter acesso sem sair de casa oferecendo um acesso até mais confortável,nos colocando a vivenciar , relatos e experiencias que já foi vivenciada por outros pessoas ,os museus virtuais além de trazer grande beneficio à sociedade e ao conhecimento também é a prova da grande expansão tecnológica na educação e na vida das pessoas.

    Responder

    Responder

    ResponderExcluir
  10. os dois são muitos importantes relatam fatos históricos ,um que há necessidade de ir até lá,e outro que podemos ter acesso sem sair de casa oferecendo um acesso até mais confortável,nos colocando a vivenciar , relatos e experiencias que já foi vivenciada por outros pessoas ,os museus virtuais além de trazer grande beneficio à sociedade e ao conhecimento também é a prova da grande expansão tecnológica na educação e na vida das pessoas.

    caticilene silva

    ResponderExcluir
  11. Muito legal perceber essa amplitude que o museu proporciona online, um modo comodativo que você passeia, conhece sem sair de sua casa, conhecendo fatos históricos estando dentro da tecnologia. É muito bacana saber que os museus se atualizam, pois o museu aqui de rolândia traz uma ideia para as pessoas que não vão com frequencia que seria um contexto histórico que fica lá naquele local guardado.
    Acredito que conhecer um museu com seus proprios olhos irá despertar uma curiosidade mais ampla, mas com o avanço da tecnologia devemos nos atualizar sabendo da grande demanda de alunos que estão vindo com uma bagaguem de contextos novos e atualizados.
    Juliana Cristina Barreiro

    ResponderExcluir
  12. Acredito que os dois videos são muito importante e tem dois objetivos diferentes que depois se ajunta em um só, relatam fatos históricos do museu em cada detalhe. O primeiro vídeo fala da historia do museu, as obras que nele se estala , a historia de onde tudo começa. No segundo fala que tem agora dois jeitos de visitar o museu, indo ate lá ou em casa mesmo pelo site, agora não existe mais desculpas para visitar e conhecer os museus a historia que habita em cada museu no brasil.

    Os museus trazem um grande beneficio a sociedade um conhecimento de outras culturas, obras e autores e objetos que tem uma historia muito relevante.

    Aluna: Jéssica Thais Soares

    ResponderExcluir
  13. O primeiro site é muito interessante, pois você pode conhecer vários museus do Brasil com qualidade de imagem e uma narração bem cultural o interessante é que mostra tudo em volta, detalhes das peças, explicação é super fácil de mexer qualquer um pode acessar criança, adulto, idoso sem ter dificuldades proporciona a todo tipo de pessoa oportunidade de obter mais conhecimento e historia do nosso pais, instigando a conhece-los pessoalmente,
    O segundo site mostra historias de pessoas anônimas que sempre são surpreendentes, eu também posso contar a minha, La também posso acessar livros digitais e artigos relacionados.
    Mais o que me chamou mais atenção foi o primeiro, pois não imaginava que fosse como é, pensava em fotos que passavam com uma descrição fiquei bastante surpresa e gostei muito.

    Aluna PAULA KARINA BARBOZA

    ResponderExcluir
  14. Os videos apresentados e assistidos representam duas realidades distintas, um por sua vez há a interação com o meio e os objetos ali expostos com o guia ali explicando cada um deles podendo observar os detalhes minuciosamente, já o outro video apresenta um mundo mais tecnológico em relação ao primeiro ele pode ser acessado de onde a pessoa estiver somente ter um acesso a internet e viajar pelo museu e obter as informações de cada objeto ali exposto com as explicações do guia a unica diferença é que não tem o contato pessoal com o objeto, porém todos dois são de uma valia para o educador e a sociedade em si devido o conhecimento adquirido.

    Aluna; Ivete jacoby

    ResponderExcluir
  15. Acredito que o primeiro site é muito interessante por trazer museus de diferentes lugares. Deste modo traz facilidade e cultura para muita gente que talvez não teria contato se não fosse por esse veículo de comunicação que é a internet. Mesmo através da internet a apresentação traz particularidades que fazem com que o internauta se prenda e fique ainda mais curioso pela área.
    O site que traz as histórias de pessoas anonimas é surpreendente, você fica preso e curioso ao ouvir as histórias mesmo sem conhecer as pessoas. Nos faz refletir sobre nossa própria história e como a contariamos por lá

    Aluna: Luiza Ribeiro Gonçalves

    ResponderExcluir
  16. Os videos assintidos mostra uma realidade em que eu ja conhecia que é o museu presencial, mas foi interessante ver os relatos, a história de onde tudo começou, as obras. e o segundo traz uma novidade na qual eu não tinha conhecimento o museu virtual que surgiu e acredito que facilita o acesso das pessoas pois podem viajar por essa realidade sem sair de suas casas, onde a maioria da população tem contato com a internet.
    Esse método é uma inovação, e sendo assim aos poucos as pessoas vão se modernizando.

    Caroline Meassi Palace

    ResponderExcluir
  17. Ambos os vídeos são muito importantes, cada um com seu diferencial atrativo.
    O museu virtual nos leva através de um clique a conhecer ambientes, locais, historia de um povo e de um país, ampliando o nosso conhecimento e nos privilegiando culturas diferentes sem sair de casa. Já o museu da pessoa é fantástico, pois nos permite a conhecer novas historias de vida. De dentro da minha casa eu posso conhecer vivencias de mais de 15 mil pessoas que permite aos outros conhecerem sua vida, suas imagens, seu passado e seu presente. E não só um espaço para visitas mais também me permite ser participante dessa tecnologia que a 20 anos vem se destacando no contexto histórico.

    Bruna Carneiro de Oliveira

    ResponderExcluir
  18. O uso da informática nos Museus nos propicia um vislumbre com o privilégio de observar cada detalhe do interior de cada Museu, e assim contemplar cada particularidade peculiar de cada um. Sendo que isso nos favorece com o desenvolvimento de vínculos de subjetividades e a obtenção de um olhar mais crítico.
    M.C.B

    ResponderExcluir
  19. Achei interessante os museus virtuais, pois era algo que eu não conhecia, uma iniciativa muito boa, pois é um meio mais acessível as pessoas. O avanço é tão grande que temos diversos meios de obter informações, mais conhecimento e cultura.

    Ana Claudia Bortoloto

    ResponderExcluir
  20. Com a tecnologia que temos hoje, é quase impossível não ter acesso a todo tipo de conhecimento que o mundo proporciona!
    Muito legal os museus virtuais, parecem reais, Com isso é possível conhecer diferentes tipos de museus de cidades e culturas diferentes tendo a acesso a todo tipo de informações em relação aos marcos históricos de cidades e países do mundo todo. Com a tecnologia tudo esta ao nosso alcance.
    Ana Flávia Zanchetta

    ResponderExcluir
  21. Os videos são muito bons e interessantes. Com a era digital podemos ter acesso a lugares que antes tínhamos que viajar horas e horas e agora com um clique podemos ter acesso aos conteúdos que aconteceram no passado. O museu oratório as pessoas podem mover as coisas através do mouse, achei isso incrível. Cada vez mais a tecnologia nos aproximando do desconhecido e nos trazendo conhecimento e crescimento.

    Tatiane Padua

    ResponderExcluir
  22. O 1º site é bem interesante, pois é de facíl acesso e tráz uma divercidade de museus e de conteúdos de histório, onde independente da idade a pessoa pode acessar e obter novas informações e/ou relembrar as que já sabemos.
    E o 2º site mostra a história de algumas pessoas, onde elas mesmo contam, de forma que prende a nossa atenção, de forma contagiante, onde começamos a refletir sobre nossa propria história.

    FERNANDA RODRIGUES CUSTÓDIO.
    Porém eu me interecei mais pelo 1º site, onde pude visitar museus e ser instigada a conhecer mais essas história.

    ResponderExcluir
  23. Márcia Elizio

    os videos no geral são bem claros, gostei e achei super interessante o site d museu virtual, ja tinha ouvido falar e só vi chamadas em matérias da tv,
    vc consegue acessar varios museus d Brasil sem sair de casa;
    gostei muito da matéria da globo minas,
    e o 1º site gostei pois puder visitar os museus, e notei ser bem facil de navegar no site.

    ResponderExcluir
  24. As duas propostas visão o mesmo objetivo, levar informação histórica e cultural às pessoas que não tem acesso aos museus, assim como a visita do museu da pessoa é possível entender que nós também fazemos história sendo interessante trabalhar esses dois aspectos com as crianças que aproximam muito mais a compreensão de cada contexto.
    Franciele Magro

    ResponderExcluir
  25. Achei muito interessante a proposta do museu pois jamais tinha visto um museu por essa perspectiva!Quando falava sobre história e que nós fazemos parte dela sempre concordei, mas não havia ligado à idéia de um museu, pois se la é um local que conta história porque não contar a historia das pessoas que fazem sua história. Ao ver a história de pessoas é interessante de saber como são pessoas como nós e como suas histórias são tão diferentes ao mesmo tempo.
    aluna: Anna Carolina C. Pivaro

    ResponderExcluir
  26. Uma inovação, onde pode ser visto como o novo na educação, pois vem quebrando a questão de não consiguir ir ate o museu, por questoes de localidade, pela as condiçoes muitas vezes financeiras. O museu virtual pode ajudar em muito nas aulas, ate mesmo para alunos que nunca teve acesso a museu. As duas proposta em suma tem o memso objetivo, é possivel compreender que nos fazemos parte da historia tambem, isso é um ponto que se pode explor em sala de aula com todas as idades.

    Renata Paula
    4º Pegagogia-Unifil

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante podemos observar e viajar pelos museus dentro de casa e poder compartilhar com todos as culturas e as histórias contidas em cada região. Para aqueles alunos que não tenham condições de fazer viagens por custo financeiros e até por outros motivos, vale apenas um acesso na sala de informática e poder viajar sem nenhum custo.
    Desta maneira o professor poderá utilizar diversas maneiras de introduzir qualquer assunto exposto em qualquer museu, abrangendo todas as idades. O professor pode a partir destes exemplos nos vídeos vivenciar (uma semana de museu) na escola, e expor suas vivencias como visto no segundo vídeo, observarmos o estudos através de formas diferentes, fotografias, esculturas, usando a criticidade do aluno.

    Paula Drovandi
    4º ano - Pedagogia - Unifil

    ResponderExcluir
  28. A forma como o site Era Virtual apresenta as visitas aos patrimônios, fazendo de forma com que pareça que estamos presentes, e a proposta do site do Museu da Pessoa, que valoriza os registros históricos da cada pessoa, ajudando ele a se inserir na história.

    ResponderExcluir
  29. Eu mesma já visitei várias vezes o museu do Louvre online, como não tenho como ir para a Europa e este é um dos museus mais conhecidos do mundo, eu visitei através do site http://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne. Vale a pena...é possível transitar pelos corredores e ver todas as galerias. Claro que em nada substitui a emoção de andar com os próprios pés pelos corredores de um museu ou de uma exposição, mas a tecnologia facilita em muito quando temos dificuldades de "logística" rs

    ResponderExcluir
  30. Trata-se de mais um “fruto” das mudanças culturais. Se entendermos os museus como locais que “guardam e reproduzem memórias e a História” por que não poderiam ser virtuais? Essa temática é inclusive tratada na disciplina “Turismo e Patrimônios” no curso de Turismo da UEMS. Entendemos que a abordagem virtual é mais uma que pode ser utilizada para a divulgação, preservação e comunicação do nosso patrimônio. Mas a questão da experiência é realmente discutida. Acredito que atualmente, nada substitui o contato real, a experiência de se ver e estar naquele determinado museu. Quem sabe um dia a tecnologia também poderá absorver essas mudanças e dar ao sujeito a sensação “real” de estar naquele determinado lugar? A possibilidade ver poder visitar lugares que nunca poderiam ser visitados por determinadas pessoas e que os museus virtuais possibilitam, também é um fato interessante a ser discutido.
    Por enquanto, eu prefiro ainda, visitar o Louvre, estando em Paris. Mas até esse sonho poder ser realizado, posso visitar e ver a Monalisa de Leonardo da Vinci e outras obras expostas no Louvre através do Google Arts Project (https://www.google.com/culturalinstitute/project/art-project?hl=pt-br).
    Espero ter contribuído pessoal,
    Um abraço,
    Camila Lara.

    ResponderExcluir
  31. O Museu - A Era Virtual: Este projeto é uma iniciativa importantíssima pois muitas pessoas não tem condições de visitar pessoalmente os Museus Brasileiros. É uma forma democratizar o acesso e disseminar informação.

    O Museu da Pessoa é outro projeto importantíssimo pois o cidadão, é quem constrói nossa sociedade. é o individuo que participa de grupos e instituições sociais, que defende uma ideia, uma causa, que forma o coletivo e contribuem para uma nova sociedade mais humana, justa e igualitária.
    Leda Maria Araújo

    ResponderExcluir
  32. Museus virtuais

    Os museus sempre, pelo menos no senso comum, são lugares sombrios e cheirando a mofo! (Risos.) Essa imagem vem sendo quebrada e o conceito de museu muda todos os dias. Esses exemplos são excelentes e o uso das ferramentas como a Internet nos proporcionam passeios virtuais maravilhosos. E ainda temos toda a tecnologia a nossa disposição para criar outras tantas novidades. A Internet e a tecnologia a favor da Educação Patrimonial, oferecendo acesso para pessoas de todas as idades. Até mesmo este curso, sendo ofertado desta forma, ainda inusitada, mas que a cada dia se tornará mais acessível e prática.

    ResponderExcluir
  33. A proposta do site Era Virtual Museus, é muito rica por apresentar diversos acervos que podem ser acessados virtualmente. Sendo muito útil aos educadores, como também aos apaixonados pela cultura ao facilitar o acesso às amostras. É interessante o projeto, pois faz da tecnologia um instrumento cultural, quando muitos a criticam como um elemento que ameaça a história cultural, os ritos antigos. O que mais me chamou a atenção foi justamente este aspecto: usar o novo a serviço do velho.

    Quanto ao museu da pessoa devo dizer que estou completamente fascinada! É uma proposta genial! Como disse Laerte: ao mesmo tempo surreal e óbvia. Temos os museus de objetos partindo do pressuposto de que tais objetos tem uma história pra contar, mas as pessoas, as pessoas ainda mais tem histórias a contar! O museu da pessoa vem democratizar as conversas enriquecedoras, aqueles diálogos que mudam nosso rumo, que dão força, que nos fazem sorrir, que emocionam e que ensinam! Transmite a cultura da sua fonte primordial: a pessoa.

    ResponderExcluir
  34. O ambiente virtual pode ser uma ferramenta para auxiliar os museus físicos no trabalho educacional e na divulgação de seus acervos para aqueles que não podem realizar visitas presenciais. O site “Era Virtual Museus” é um exemplo que utiliza as novas tecnologias para trabalhar as exposições e as temáticas de diversos espaços museais brasileiros.
    Com o surgimento de tecnologias que facilitaram ainda mais o acesso do público ás informações surgiram sites voltados ao trabalho com a memória, com as artes e com a história cujo acervo é virtual e o acesso se dá exclusivamente pela internet, como o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UNB http://www.museuvirtual.unb.br/index.htm. Deve-se pontuar que há instituições físicas em que não há coleção ou reserva técnica, pois o que é exibido são imagens, textos e vídeos digitais, como o Museu da Vale - localizado na cidade de Belo Horizonte, MG. Outro museu que possui seu acervo é formado por documentos digitais é o Museu da Pessoa, nele é possível contar histórias pessoais e fazer a coleção daqueles que mais a atenção dos visitantes, tal possibilidade é umas das ferramentas mais interessantes, pois o usuário pode montar “sua própria exposição”.
    Um aspecto que as reportagens acerca do site “Era Virtual Museus” ressaltaram e que deve ser questionado é a visita virtual substituindo a presencial, pois esta trabalha vários aspectos sensoriais que a internet não é capaz de promover. A dimensão corpórea dos museus também é um elemento importante para a sensibilização do visitante quanto às temáticas escolhidas. A virtualidade, por sua vez, possui como itens a seu favor a democratização da cultura, o acesso em qualquer hora, o detalhamento de peças que normalmente estão protegidos por seguranças e/ou vidros, a publicização das entidades, mas que deveriam ser trabalhadas conjuntamente com visitas presenciais, como frisou a repórter da TV Brasil.
    Os modelos de museus virtuais e sem acervo estão sendo debatidos, Ulpiano de Meneses, no artigo “os museus na era virtual”, defende, por exemplo, que a experimentação do material no Brasil não foi ainda bem trabalhada. E que a inclusão do âmbito imaterial do museu (da imagem com uma função em si, com um papel próprio, ou seja, que gera um real) deveria se integrar ao primeiro para se buscar a construção do conhecimento e não apenas emitir informações acerca de um assunto específico. Bezerra, contudo, não é contrário às entidades museológicas virtuais o que ele critica é substituição de um modelo pelo outro ao invés da junção das duas formas para empreender uma aprendizagem mais significativa.

    ResponderExcluir
  35. Acho interessante o uso do ciber espaço para ampliação da experiencia museal, porém somos uma sociedade fetichista e me pergunto se a ausencia do objeto físico deixa a experiencia tão boa quanto a de ver o objeto real e não em pixels. Essa é minha inquietação.

    ResponderExcluir
  36. Acho interessante o uso do ciber espaço para ampliação da experiencia museal, porém somos uma sociedade fetichista e me pergunto se a ausencia do objeto físico deixa a experiencia tão boa quanto a de ver o objeto real e não em pixels. Essa é minha inquietação.

    ResponderExcluir